Maxillopoda são organismos bastantes modificados, tanto que os principais representantes, as cracas, à primeira vista nem sequer parecem Artrópodes. Normalmente são custáceos microscópicos com um tronco muito curto com 10 ou menos segmentos, sendo o abdômen com no máximo 3 segmentos desprovidos de apêndices. O olho naupliar possui 3 ocelos em contraste com 4, que seria condições ancestarias. A forma adulta de muitos Maxillopoda lembram a forma larval ancestral, talvez a origem dessa classe seja uma pedomorfose (larva atingindo maturidade sexual e provocando neotenia). Seu abdômen é longo e não possui pleópodes.
Uma das suas ordens importantes é Copepoda. Muito abundante, é o principal elo dozooplâncton sendo um importante fator da diversidade e de teias alimentares ao regular o fitoplâncton. Alguns são parasitas de peixes importantes e alguns destes alcançam até 32 cm. Ela é uma importante ordem e principalmente os plantônicos são, em número, um dos grupos mais representaivos do planeta. Os ectoparasitas afetam muitos peixes, até de importância comercial como os Salmões. Os parasitas apresenatm modificações que diferenciam muito dos ancestrais indicando muita diferenciação e não ancestralidade.
Mas talvez o mais representativo seja Cirripedia. Foi Charels Darwin que começoua a olhar com mais detalhes esse grupo de animais. Sua classificação era muito discutida e pouco se sabia sobre esses animais estranhos, mas comuns. Por seu corpo mole, e concha característica, Cirripedia estava ssociado à Mollusca. Eles podem ser achados em cascos de navios o que causa grandes prejuízos às embarcações e até em grandes animais marinhos como baleias. Em alguns lugares, como em Açores, faz até parte da gastronomia.
A dificuldade na classificação se baseava no fato de seu exoesqueleto ser compostos por placas calcárias escondendo as estruturas que poderiam melhor identificar. Eles formam colônias de indivíduos adultos sesséis. Em colônias sesséis é comum observar uma reprodução mais presente, o que acontece em Cirripedia. A maioria também é hermafrodita , sendo que os pênis dos indivíduos conseguem se estender e alcançar os outros indivíduos. mas hpa o fenômeno de surgimento de machos complementares ocasionalemente. E da reprodução, surge o principal fator que o enquadra em Crustacea, a larva Nauplio. A larva náuplio característica torna-se uma larva cipris, que dá nome ao grupo. Essa larva lembra muito um ostrácode, o que poderia indicar uma proximidade filogenética. A larva cipris não se alimenta e seu papel é a fixação; ela possui uma carapça bivalve por todo corpo que fixa em algum sedimento, sendo este o lugar em que ela ficará. As cipris das cracas se fixam com glândulas de cimento localizadas nas antênulas que garante uma fixação eficiente. Ela se fixa ao substrato escolhido pela caractrística quimioreceptora das antênulas.
Qundo fixada, a cipris se metamorfoseia, o corpo sofre torçao, os toracópodes se alongam e os tecidos lavrais são destruídos. O manto que recobre todo o corpo se estende e forma uma carapaça no animal adulto que cobre todo o corpo. Não posuem antenas e há nos adultos muitas regressões de apêndices. Os toracópodes se transformam em cirros, ramos longos, multiarticulados que fazem uma triagem na água e alimenta o indivíduo séssil. Não é raro ver "tentáculos" nas cracas se movimentando, eles são seus cirros levando o alimento para o animalo que o tritura com sua mandíbula, mas há também cirros filtradores. A competição intraespecífica é forte e a mortalidade é alta.
Apesar de possuírem várias características consideradas primitivas, os Maxillopoda são considerados como organismos que foram muito modificados. Eles apresentam, pelo menos em uma parte de sua vida, características como concha bivalve semelhante a outros crustáceos, larva náupilo, toracópodes, mandíbula, maxilas e maxilulas muito desenvolvidas (dando nome ao grupo). As perdas ou adaptaões modificando sua morfologia é mostra de adaptaçõe sposteriores ao seu estilo de vida. Este é um grupo que ilustra bem a diversidade no plano estrutural presente nos crustáceos, as mudanças que um olhar mais apurado faz sobre a classificação e a indicativa que características primitivas podem ser indícios de transformações especializadas.
Cracas habitando a ilha de Açores (Cirripedia)
Fonte: ocaysdoze.blogspot.com/.../diversidade-de-crustacea-remipedia-os.html
Ordens da Classe Maxillopoda
Ordens da Classe Maxillopoda
- Arguloida
- Calanoida
- Cirripedia
- Cyclopoida
- Harpacticoida
- Pedunculata
- Poecilostomatoida
- Sessilia
- Siphonostomatoida
Nenhum comentário:
Postar um comentário