Classe Scyphozoa


                     Classe Scyphozoa

    A classe Scyphozoa (do grego skyphos, taça, + zoon, animal) inclui os cnidários do tipo medusas ou águas-vivas, e possui mais de 200 espécies ao todo. As larvas das medusas (forma dominante) são pelágicas, chamadas de plânulas.


Na classe dos cifozoários, as formas predominantes e sexuadas são bonitas medusas de cores variadas, as verdadeiras "águas-vivas", freqüentemente vistas em nosso litoral. Os pólipos são pequenos e correspondem a fase assexuada, pouco duradoura.
As medusas têm formato de guarda-chuva e são diferentes das do grupo dos hidrozoários. Podem alcançar de 2 a 40 cm de diâmetro. A gigante do grupo é uma medusa do Atlântico Norte, que chega a 2 metros de diâmetro.
No caso da espécie Aurelia aurita, a fecundação é interna. A plânula nada durante um certo tempo e origina um pólipo fixo, o cifístoma. Esse pequeno pólipo é a geração assexuada e se reproduz por um processo conhecido por estrobilação. Nesse processo, fragmentações sucessivas do corpo do pólipo formam uma pilha de discos que permanecem amontoados uns sobre os outros. Cada disco, uma éfira (medusa jovem), destaca-se e, após certo tempo de crescimento, origina uma medusa adulta, fechando-se o ciclo.

                      
Fontes: www.euquerobiologia.com.br/.../filo-cnidaria-caracteristicas-gerais.html
            www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario3.php


Imagens de exemplos:

Catostylus tagi - Foto: Susana Martins
Chrysaora hysoscella - Foto: Jean Tresfon
Fonte: Filo Cnidaria: características gerais | Eu Quero Biologia

Ordens da Classe Scyphozoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário