
Aranha caranguejeira: espécie que não inocula veneno
Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
Filo Arthropoda
Classe Arachnida
Ordem Araneae
As aranhas são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma dos escorpiões, apresentando corpo dividido em cefalotórax e abdome, com quatro pares de pernas, apêndices, quelíceras e fiandeiras. Logo, não são insetos, já que não pertencem à Ordem Insecta.
A Ordem Araneae, a qual as aranhas pertencem, é um dos maiores grupos animais no que diz respeito à sua diversidade. Essas predadoras estão distribuídas por todo o mundo, existindo em nosso país mais de 12 mil espécies. São muito importantes no controle populacional de diversos invertebrados – inclusive insetos.
Em razão de a maioria das espécies construírem teias, desempenhar estratégias muito surpreendentes de predação, e também possuir veneno, são animais que, além de curiosidade, despertam medo nas pessoas. Entretanto, acidentes não são tão frequentes, e ocorrem quando estes se sentem ameaçados. Por isso, é necessário ter bastante cuidado, por exemplo, ao calçar um sapato sem antes verificar se não há nada dentro dele.
Três são os gêneros das aranhas peçonhentas encontradas no Brasil: Phoneutria, Latrodectus e Loxosceles; abrigando as armadeiras, viúvas-negras e aranhas-marrom, respectivamente. A partir destes dados, outra informação importante é a de que aranhas caranguejeiras não inoculam veneno.
Quanto às armadeiras, estas pertencem a um dos grupos mais agressivos. No momento do ataque, elas levantam suas patas dianteiras e, apoiadas sobre as traseiras, saltam em direção ao alvo. A maioria dos acidentes envolvendo aranhas é causada por animais pertencentes a este gênero, provocando dor intensa, vermelhidão, pequeno inchaço e sudorese local.
As viúvas-negras possuem este nome porque ao final do acasalamento, em muitas espécies do grupo, a fêmea arranca a cabeça do macho e o devora. Seu veneno provoca dor intensa, e pode causar, em algumas situações, sudorese, taquicardia, hipertensão e contrações musculares e, em situações graves, choque anafilático. Em homens, pode provocar priapismo: uma ereção persistente e frequentemente dolorosa.
As aranhas marrons possuem tamanho pequeno, porém um veneno muito potente. Não são agressivas, mas atacam quando são pressionadas contra o corpo, formando uma ferida de difícil cicatrização e que pode causar necrose, caso a pessoa acidentada não tome as devidas providências clínicas. Alguns pacientes, também, desenvolvem quadro de anemia e até mesmo insuficiência renal, revelando a importância de se buscar auxílio médico.
Para todos esses casos de araneísmo, existe soro, cuja principal forma de uso é a intravenosa. Pode ser recomendado o uso de anti-histamínicos, a fim de prevenir contra reações alérgicas.
Familias da Ordem Araneae
Agelenidae, Amaurobiidae, Anyphaenidae, Araneidae,
Atypidae, Clubionidae, Corinnidae, Ctenizidae, Dictynidae,
Dysderidae, Eresidae, Filistatidae, Gnaphosidae, Hahniidae,
Hersiliidae, Hexathelidae, Leptonetidae, Linyphiidae,
Liocranidae, Lycosidae, Mimetidae, Miturgidae, Mysmenidae,
Nemesiidae, Nesticidae, Ochyroceratidae, Oecobiidae,
Oonopidae, Oxyopidae, Palpimanidae, Philodromidae,
Pholcidae, Pisauridae, Prodidomidae, Salticidae, Scytodidae,
Segestriidae, Sicariidae, Sparassidae, Symphytognathidae,
Synaphridae, Tetragnathidae, Theridiidae,
Theridiosomatidae, Thomisidae, Titanoecidae,
Uloboridae, Zodariidae, Zoridae e Zoropsidae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário